sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A TROCA NOS RELACIONAM NETOS.


A TROCA NOS RELACIONAMENTOS.


Entre casais a troca inicia-se e prossegue de forma estável para o equilíbrio seja ele positivo ou negativo. Quando uma das partes faz algo que mostra o seu amor o outro fica sobre pressão (por amar) ate que retribui em proporção maior o que ele próprio recebeu sentindo-se grato. Dessa forma a dinâmica da troca prossegue evoluindo, levando a relação à harmonia, reforçando-a. Se a retribuição ou compensação esta no mesmo nível do recebimento ou menor, a pressão por compensação acaba e enfraquece a relação. Em muitas coisas na vida nos limitamos a manter o equilíbrio de troca, ou ainda não tomamos o que nos é oferecido por medo, orgulho e ficamos assim estacionados.
Quando a troca se faz pela desarmonia, também pode prosseguir por uma vida toda. Recebe-se uma ofensa, retribui-se com outra ofensa, levando assim a relação ao caos da convivência (como muito vemos), pensando por vezes ser natural, crescendo também esse intercambio no mal que leva ao sofrimento e infelicidade. Se não dou o troco na ofensa e perdoo simplesmente, estarei sempre cobrando de alguma forma pelo erro do outro, e o outro por sua vez sente-se culpado, em divida ou ainda pode pensar que não o levamos a serio e não damos importância ao ocorrido querendo assim separar-se de mim. Pode parecer estranho, mas, é real. Por outro lado se dou o troco na vingança adequadamente ou sou ressarcido, permaneço na relação sem cobrança.
Você deve estar se perguntando o que faz um casal para encerrar uma relação negativa e retornar na positiva?
Da mesma forma que na relação positiva, o casal faz a troca sempre um pouco mais do que receberam. Para o bem do amor faz-se necessário por precaução retribuir um pouco menos do que receberam. Assim o outro dará menos também e a troca negativa cessa retornando a positiva.  Só há uma possibilidade de a relação ir adiante: através da troca, seja ela pelas ofensas ou dadivas.
Estamos em um momento onde os relacionamentos estão sendo muito discutidos, nos distanciamos dele e agora retornamos para buscar o equilíbrio. Em tudo temos relacionamentos e trocas, trabalho (empresas), família, amigos. Quando o dar torna-se grande demais, e o tomar acontece somente de uma das partes o desequilíbrio aparece. O peso da divida torna-se grande e quem recebe pode não ter para dar o que o outro gostaria de receber colocando assim em risco a relação.
Como estão seus relacionamentos?  Estão-se dando de mais, cuidado pode ficar só. Se quiser o que o outro não tem para dar, hora de repensar. Se não esta tomando o que lhe é oferecido, que pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário